A partir de Vila do Bispo, siga em frente, junto ao Restaurante Eira do Mel, em vez de virar para a estrada que leva ao Castelejo e à Cordoama. Siga a estrada alcatroada, sempre pela esquerda, até chegar a uma estrada de terra batida, aqui volte à esquerda e siga até uma bifurcação com uma indicação da Torre de Aspa para a direita, o Miradouro da Ponta Ruiva fica para a esquerda. Outro trajeto possível é a partir de Sagres, tomando a direção do cabo de S. Vicente e saindo na direção da torre de Aspa.
Vale a pena a visita ao miradouro da Torre de Aspa para um magnífico panorama sobre as praias do Castelejo e da Cordoama a norte e sobre as falésias da costa vincentina, a sul. Deste miradouro disfruta um fabuloso por do sol.
O Miradouro da Ponta Ruiva dá-lhe uma panorâmica sobre a Praia da Ponta Ruiva e as falésias com as cristas rochosas.
Regresse do Miradouro da Ponta Ruiva e volte à direita, depois de percorrer cerca de 2 km volte à direita para ter aceeso a uma vista sobre o geo-monumento do Telheiro, a norte da Praia do Telheiro. Este local marca o ponto de encontro entre a orla sedimentar de tons alaranjados e o maciço de xisto, de tons negros, de uma antiga cadeia de montanhas muito deformada num processo ocorrido à cerca de 250 milhões de anos que arrasou 3 a 5 km da crosta continental ao longo de 55 milhões de anos.